![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhThTIH8o4besqTOX_NNWgVHGBxviQEEYC4xmGB1IL7-nke-QdwgCFY9BKC5euh975iNte8448S-Al9O9QElmdC_gAHkBwRjkwIH7oxGApJ5lN9JNJQtO0iHAo8NZbjf8QDRlVIe4rP4Ka1/s400/stress1.jpg)
A TPM (tensão pré menstrual) está na vida de muitas mulheres ou praticamente todas, pois acontecem de cinco a dez dias antes da menstruação e desencadeia uma série de problemas de equilibrios hormonais nas mulheres como o luteinizante (LH), estrogênio e progesterona, e os sintomas sempre são retenção de líquidos, irritabilidade, depressão e dores de cabeça.
As mulheres não tem um ciclo certo de quando ter a TPM, mas elas ocorrem alguns dias antes da menstruação, e pode ocorrer casos de distúrbio hormonal transitório, fazendo com que ela dure por mais tempo. A retenção líquida deixa a mulher com baixa auto-estima, depressão, irritabilidade, e o aumento de peso, e ocorre por causa da alimentação. Deve se evitar durante esse ciclo, alimentos a base de sal marinho, e de cafeína, como coca-cola, café, chá preto e vinho tinto, e bebidas alcoólicas também não são recomendadas. O que é certo comer é alimentos diuréticos como o morango e a melancia.
O chocolate é uma aliado das mulheres pois tem altos níveis de serotonina, mas eles não melhoram os sintomas, por ele ter muita gordura. Outro sintoma é deixas as mulheres sensíveis, pois os hormônios da melatonina e serotonina entram em desequilíbrio, assim ocasiona a depressão e a baixa auto-estima. A TPM não tem cura, porém pode se fazer um tratamento para regular ela com seu ginecologista.