Pantanal Matogrossense

Pantanal Matogrossense O Complexo do Pantanal é um ecossistema com cerca de 250 mil Km² de extensão e fica nos estados de Mato grosso e mato Grosso do Sul e é considerado pela Unesco como patrimônio Natural Mundial e Reserva da Biosfera. O nome complexo se deve pelo fato de que existem mais de um pantanal dentro de si.

A origem do pantanal se deu a milhões de anos, depois da separação do oceano, formando o que se pode chamar de mar interior. A exploração do pantanal começou em 1524, quando o português Aleixo Garcia foi considerado o primeiro a visitar a região, atraído pela possibilidade de extrair metais e pedras preciosas, o que acabou por fundar a cidade de Corumbá, que fica situada dentro do pantanal, a cidade foi o principal eixo comercial e fluvial do estado durante muitos anos, acabou perdendo sua importância após 1930, quando a capital Cuiabá e a cidade Campo Grande começaram a se tornar cada vez maiores e mais importantes.

O pantanal é uma das maiores extensões alagadas do planeta e sua biodiversidade é extremamente rica, seja em animais, aves e invertebrados. O padrão de vegetação não é homogêneo, e depende muito da época do ano, o solo e a altitude. A fauna do pantanal também é considerada por muitos especialistas uma das mais ricas do planeta, há 650 espécies de aves, 1.100 de borboletas, 80 de mamíferos, 263 de peixes e répteis, sendo os animais mais importes : onça pintada, arara azul, jacaré-do-pantanal e tuiuiú, ave símbolo do Pantanal.