TENHO MUITOS AMIGOS


. De todas as idades. Se você for uma pessoa atualizada, de bem com a vida, será uma companhia agradável. E, uma conversa interessante agrada a todos.

Desfaça mal entendidos. Amigos e parentes, que se separaram por alguma coisa que não ficou bem resolvida. Resgate-os, se valer à pena. É parte da sua história. Em algum momento foram muito importantes para você. E podem continuar a ser.

Escreva uma autobiografia. Mesmo que você não publique, seus netos e filhos poderão conhecer aspectos sobre você, que nunca tiveram a oportunidade e nem imaginavam. Também é uma forma de partilhar seus longos anos de experiência. Você pode achar que não tem nada a partilhar, mas basta começar a escrever uma, e você se surpreenderá com as palavras que sairão livremente da sua memória. Como recordar é viver, será um revival que pode lhe ajudar a entender o momento que está vivendo e valorizá-lo muito mais.

Ouça música, de todos os gêneros. Vá a concertos, espetáculos, ao teatro. Assista a filmes e musicais. Alimente a alma.

Segundo Aristóteles: "As pessoas velhas e aquelas ásperas ou taciturnas não se prestam muito facilmente à construção de amizades, pois a sua capacidade de serem agradáveis ou afáveis é pequena... Contradiga essa teoria. Seja acima de tudo uma pessoa que todos se sintam muito bem em sua companhia. Não deixe que o fato de ser mais experiente lhe dê o direito de ser impositivo, introduzindo suas idéias à revelia.

A "melhor idade" não é apenas uma frase. Com saúde, dinheiro e alegria de viver é com certeza a oportunidade de aproveitar tudo o que a vida tem de melhor. Com tempo e sabedoria. Leia também: Motivação.