Como as crianças podem ajudar nos afazeres domésticos


Muitas crianças ao verem os pais realizarem as tarefas domesticas ficam com vontade de ajudar mais nem sempre isso é possível já que os mesmos ainda são muito pequenos e não tem nenhuma atividade que possam realizar mediante a sua idade. No entanto se você deseja que o seu filho te ajude é bom que fique atento quanto algumas dicas que seguem abaixo onde cada atividade doméstica é indicada para uma faixa etária, por isso é importante saber conversar e explicar para o seu filho como deve ou não ser feita.
- Crianças de 2 a 4 anos ainda são muito novas e pequenas mais podem acabar atrapalhando do que ajudando, mas caso insistam em querer ajudar peça para que os mesmos arrumes os próprios brinquedos, material escolar, coloque as roupas sujas no cesto de lavar e também colocar água e comida para o animal de estimação.
- Aos 5 anos de idade os mesmos são muito curiosos e são hiperativos por isso os ensine a arrumar o próprio quarto e também a cama, recolher os objetos e brinquedos que estão fora do lugar, tirar pó dos móveis e também aguar as plantas.
- Dos 6 aos 8 anos muitas crianças se mantém entusiasmada com as tarefas domesticas por isso continue o incentivando para que assim eles possam realizar atividades como guardar as roupas limpas, arrumar a mesa para as refeições, manter o quarto arrumado e também ajudar a guardar as compras da casa.
- Dos 9 aos 10 anos as crianças já são capazes de realizar atividades com um pouco mais de responsabilidade como ajudar a manter a própria cama arrumada, colocar os lençóis e fronhas para lavar, varrer o chão e até mesmo ajudar a lavar a louça de vez em quando.
- Já aos 11 anos os mesmos estão entrando na adolescência onde podem ajudar a cuidar dos irmãos e ajudar na preparação das refeições, mas claro que sempre acompanhado, podem lavar a louça, passar aspirador de pó, cuidar as sujeira do animal de estimação e alimentá-lo. Sendo assim essas são algumas dicas que você pode acompanhar e então ditar algumas para o seu filho de modo que ele possa lhe ajudar a realizar as tarefas domesticas de acordo com a idade e que também não atrapalhe as atividades da escola.