Mitos e verdades sobre vitamina D


É muito fácil da gente saber que a vitamina é uma das substancias completamente fundamentais para o funcionamento do nosso organismo, sendo que uma das formas de estimular os efeitos do nutriente em nosso corpo e tomando sol. Porem muitos estudos vem sendo realizados para que seja analisado quais os benefícios que o consumo regular de vitamina D pode trazer para a gente. Onde muitas das vezes é importante que nos saibamos os mitos e verdades que circundam o assunto.

Sendo considerada um pró-hormonio a vitamina D tem uma grande diversidade de funções em nosso organismo, ela pode ser conhecida principalmente por atuar na regulação da absorção de cálcio e fósforo no organismo, fazendo então um papel fundamental na manutenção de nossa saúde e também na manutenção da saúde dos ossos.

Para que tenha uma noção esse nutriente tem a sua atuação me mais de 200 genes, sendo que ele ajuda na proliferação e na diferenciação tecidual, síntese e secreção de hormônios da tireóide e paratireóide, secreção de insulina, atividade cerebral, funcionamento cardiovascular, regula o sistema imunológico, controla a pressão artéria, entre muitas outras funções importantes.

A deficiência de vitamina D pode fazer com que uma grande quantidade de funções do seu organismo sejam desreguladas, mas seus sintomas são percebidos apenas em longo prazo. Entre eles a gente pode encontrar o enfraquecimento dos ossos, deficiência na produção de insulina, aumento anormal de açúcar e glicose no sangue, entre outros problemas.

Já o excesso de vitamina D também pode mal para o seu organismo, onde o seu excesso pode provocar redução de volume de urina, dores, náuseas, vomito, perda de apetite e até  mesmo de massa óssea, onde é sempre importante que um medico seja consultado para que seja balanceada a quantidade correta de vitamina D em seu organismo.

A vitamina D traz seus efeitos se ingerida de qualquer forma, sendo in natura ou até mesmo em algum tipo de suplemento alimentar. A vitamina D no corpo de uma gestante também ajuda na gestação evitando um possível aborto, trazendo uma gravidez segura para a mamãe como também para o filho.