Como ajudar uma pessoa com depressão


Imagine o seguinte fato: Uma adolescente passa algum momento em sua vida que é bastante complicado, vamos supor que seja uma paixão não correspondida. Geralmente quando isso acontece com uma pessoa, ela fica com a auto estima muito baixa e em alguns casos é até perigoso o risco de depressão. E nessa fase da vida, a adolescente precisa de todo amor, carinho, compreensão e apoio dos pais. Mas nem sempre é isso que acontece. Ao contrário disso, eles passam a pensar que seja um momento de frescura e dessa forma fazem vista grossa aos sintomas dessa doença e por mais que não pareça é bastante grave. Costumam até mesmo dizer, que essa pessoa está chorando á toa, pois não há motivo para isso. Mas a verdade é que ninguém nesse mundo chora á toa mas sim porque de certa forma tem alguma coisa a perturbando, e por mais que para quem está de fora da situação seja uma coisa simples de se resolver, não é bem assim.

É claro que seria muito fácil minimizar algum problema que não seja nosso. Mas o fato é que isso pode piorar ainda mais o estado da saúde mental e emocional do afetado, bem como também o seu estado físico. Mas se você quer mesmo ajudar uma pessoa com esse problema, o que precisa fazer?

Em primeiro lugar respeite essa pessoa que está sofrendo de depressão, e também o que ela sente. Não julgue os problemas dela, como sendo pequenos, porque cada ser humano sente e sofre de um jeito, as coisas em que se passa na vida. E é muito importante lembrar que se ela não passou ainda em um tratamento, ajude-a nesse sentido, por procurar um bom psicólogo ou psiquiatra se o caso for mais sério, eles irão auxiliar ela nessa fase tão difícil. Tenha muita paciência quando esta começar a reclamar da vida e chorar, e procure a fazer enxergar as coisas de uma forma mais positiva e a não focar sua vida nos problemas, mas faça tudo isso de forma branda. Pode ter certeza que se fizer essas coisas, irá contribuir bastante para a cura desta pessoa depressiva.