Tabela periódica


Sendo algo muito utilizado na escola, a tabela periódica nada mais do que uma tabela que vem com todos os elementos químicos existentes, sendo que ela vem com a função de organizar os mesmo em grupos e também de acordo com as suas propriedades físicas e químicas. A criação da mesma foi proposto inicialmente por Dmitr Mendeleiv, que trouxe a idéia em seu livro “Princípios da Química”, isso no ano de 1869, onde na época eram conhecidos apenas sessentas elementos ao todo.

Pelo o que as pessoas sabem, de acordo com a historia em 1789 Antoine Lavoisier publicou uma lista com trinta e três elementos, onde foi a partir dessa que outro vários elementos começaram a aparecer, onde sempre foi procurada uma estratégia para esquema de construção de uma tabela mais precisa. Quando em 1829 Johann Döbereiner revelou que alguns elementos poderiam ser separados, em grupos de três, assim que logo mais tarde ficou conhecida como a lei das tríades.

Depois de alguns anos Lopold Gmelin um alemão que estudou e descobriu dez tríades, onde tres gurpos de quatro e mais um grupo de cinco. Em seguida Jean Baptiste Dumas, revelou uma das possíveis relações que poderiam existir em o grupo de metais, que na época era identificado por outros químicos, mas não possuía nem uma forma de abranger todos eles de forma fácil e organizada.

Com o passar do tempo muitas mudanças foram realizadas na tabela, onde algumas ocorreram por conta de que forma descobertos algumas novas estruturas químicas, porem a sua estrutura de montagem sempre foi a mesma, onde nelas continham alguma informações muito importantes. A tabela foi fruto de muito estudo e tem muitos grande nomes da química envolvida nela, onde até mesmo o numero atômico dela foi estudado para ter alguma correlação entre os elementos.

A tabela que a gente conhece hoje em dia esta dividida da seguinte forma:

- Metais alcalinos;

- Metais alcalino-terrosos;

- Metais de transição;

- Lantanídios;

- Actinídios;

- Semimetais;

- Não-metais;

- Halogênios;

- Gases nobres;

- Metais representativos.