Litoral Brasileiro

Composto de 7.408 KM, o litoral Brasileiro que é banhado pelo Oceano Atlântico, ao longo do litoral se alterna entre: Praias, Falésias, Dunas, Mangues, Recifes, Baías, Restingas e outras formações menores.

É dividido em partes: Litoral Norte, que é formado por sedimentos recentes, havendo predomínio de restingas, lagunas e mangue. O litoral Nordeste que se localizam as mais belas praias e dunas, além de também possuir alguns dos mais importantes portos comerciais do país. O litoral Leste que além de belas praias e pontos importantes, abriga restingas, mangues e recifes, e também algumas barreiras.

O litoral Sudeste é caracterizado pelas costas baixas e falésias, apresenta também restingas, lagunas e mangues na sua parte sul. É o mais movimentado do país, com importantes portos comerciais, como o de Santos -SP e o do Rio de Janeiro – Rio de Janeiro. E o litoral Sul é formado por costas baixas e arenosas, além de extensas lagoas no Rio Grande do Sul. Tem alguns portos de importância, como os de Itajaí , Paranaguá e Rio Grande.